Utilizadores do Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000 podem utilizar comutação sincronizada

Utilizadores do Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000 podem utilizar comutação sincronizada

Com o lançamento do novo Dura-Ace 9100, surgiu novo firmware que veio oferecer aos ciclistas de estrada a possibilidade de colocarem comutação sincronizada entre as mudanças da frente e de trás.

Agora esta tecnologia ficou disponível para as séries mais antigas Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000, desde que os utilizadores tenham a nova bateria. A nova bateria (BT-DN110) contém um chip de memória que consegue suportar o processamento extenso de informação necessário para os processos que a comutação sincronizada exige, oferecendo assim a possibilidade de conseguirmos personalizar o nosso estilo de ciclismo.

Como aceder a esta nova funcionalidade:

O utilizador terá de assegurar que tem a instalada a nova bateria BT-DN110, sendo que é a única que permite tirar vantagem da comutação sincronizada e semi-sincronizada. De seguida, sendo já um utilizador do sistema Di2 e que esteja a utilizar as mudanças da frente (FD- 6870/FD-9070/FD- 9150) e de trás (RD-6870/RD- 9070/RD-9150), pode descarregar a última versão do firmware na plataforma E-TUBE, ou através da conexão ao PC, ou via Bluetooth através do tablet ou smartphone.

Alteração modo comutação:

Se o utilizador já tiver instalado o mais recente firmware e a nova bateria facilmente consegue perceber em que modo de comutação se encontra, graças a uma nova sequência de luzes na junção externa EW- 90A/B (ver figura) ou na junção interna W-RS910.

Um click duplo no botão externo da junção permite-nos alterar entre os modos:

  • Uma luz vermelha sólida indica que estamos no modo manual.
  • Uma luz vermelha a piscar 2x indica-nos que estamos no modo sincronizado
  • Uma luz vermelha a piscar 3x indica-nos que estamos no modo semi-sincronizado

Cada modo é personalizável, o que significa que podemos escolher diferentes combinações e personalizar o nosso modo de comutação.

Artigos relacionados

Nova sede da Shimano na Europa inaugurada em Eindhoven

Um edifício com as mais recentes tecnologias que oferece aos seus 180 colaboradores um espaço moderno e envolvido por tecnologia e natureza.

Rota de Souto com a 5.ª edição a 16 de julho

A Rota de Souto é uma meia maratona de BTT que vai para a sua 5.ª edição. Realiza-se dia 16 de julho, por terras de Santa Maria da Feira.

Alarcón vence a Volta a Portugal

Pelo segundo ano consecutivo, o espanhol Alarcón vence a Volta a Portugal.