Utilizadores do Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000 podem utilizar comutação sincronizada

Utilizadores do Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000 podem utilizar comutação sincronizada

Com o lançamento do novo Dura-Ace 9100, surgiu novo firmware que veio oferecer aos ciclistas de estrada a possibilidade de colocarem comutação sincronizada entre as mudanças da frente e de trás.

Agora esta tecnologia ficou disponível para as séries mais antigas Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000, desde que os utilizadores tenham a nova bateria. A nova bateria (BT-DN110) contém um chip de memória que consegue suportar o processamento extenso de informação necessário para os processos que a comutação sincronizada exige, oferecendo assim a possibilidade de conseguirmos personalizar o nosso estilo de ciclismo.

Como aceder a esta nova funcionalidade:

O utilizador terá de assegurar que tem a instalada a nova bateria BT-DN110, sendo que é a única que permite tirar vantagem da comutação sincronizada e semi-sincronizada. De seguida, sendo já um utilizador do sistema Di2 e que esteja a utilizar as mudanças da frente (FD- 6870/FD-9070/FD- 9150) e de trás (RD-6870/RD- 9070/RD-9150), pode descarregar a última versão do firmware na plataforma E-TUBE, ou através da conexão ao PC, ou via Bluetooth através do tablet ou smartphone.

Alteração modo comutação:

Se o utilizador já tiver instalado o mais recente firmware e a nova bateria facilmente consegue perceber em que modo de comutação se encontra, graças a uma nova sequência de luzes na junção externa EW- 90A/B (ver figura) ou na junção interna W-RS910.

Um click duplo no botão externo da junção permite-nos alterar entre os modos:

  • Uma luz vermelha sólida indica que estamos no modo manual.
  • Uma luz vermelha a piscar 2x indica-nos que estamos no modo sincronizado
  • Uma luz vermelha a piscar 3x indica-nos que estamos no modo semi-sincronizado

Cada modo é personalizável, o que significa que podemos escolher diferentes combinações e personalizar o nosso modo de comutação.

Artigos relacionados

TreGo: utiliza a tua bicicleta como um verdadeiro trolley

Já alguma vez imaginaste usar a tua bicicleta como se fosse um trolley? Pois bem, com o TreGo é possível, facilitando o transporte de objetos pesados em bicicletas.

Faro | Escola promove passeio de bicicleta para distribuir cravos e poesia

A Escola Secundária de Pinheiro e Rosa vai promover um passeio de bicicleta, onde alunos e docentes distribuirão “poesia e cravos” à comunidade.

As rígidas mais leves por menos de 2.000 euros

Se há já algum tempo que pensas comprar a tua primeira bicicleta com quadro de carbono sem entrar em grandes despesas, o dossier que apresentamos na edição de março da revista Bikes World poderá ser o teu melhor guia de compra.