Utilizadores do Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000 podem utilizar comutação sincronizada

Utilizadores do Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000 podem utilizar comutação sincronizada

Com o lançamento do novo Dura-Ace 9100, surgiu novo firmware que veio oferecer aos ciclistas de estrada a possibilidade de colocarem comutação sincronizada entre as mudanças da frente e de trás.

Agora esta tecnologia ficou disponível para as séries mais antigas Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000, desde que os utilizadores tenham a nova bateria. A nova bateria (BT-DN110) contém um chip de memória que consegue suportar o processamento extenso de informação necessário para os processos que a comutação sincronizada exige, oferecendo assim a possibilidade de conseguirmos personalizar o nosso estilo de ciclismo.

Como aceder a esta nova funcionalidade:

O utilizador terá de assegurar que tem a instalada a nova bateria BT-DN110, sendo que é a única que permite tirar vantagem da comutação sincronizada e semi-sincronizada. De seguida, sendo já um utilizador do sistema Di2 e que esteja a utilizar as mudanças da frente (FD- 6870/FD-9070/FD- 9150) e de trás (RD-6870/RD- 9070/RD-9150), pode descarregar a última versão do firmware na plataforma E-TUBE, ou através da conexão ao PC, ou via Bluetooth através do tablet ou smartphone.

Alteração modo comutação:

Se o utilizador já tiver instalado o mais recente firmware e a nova bateria facilmente consegue perceber em que modo de comutação se encontra, graças a uma nova sequência de luzes na junção externa EW- 90A/B (ver figura) ou na junção interna W-RS910.

Um click duplo no botão externo da junção permite-nos alterar entre os modos:

  • Uma luz vermelha sólida indica que estamos no modo manual.
  • Uma luz vermelha a piscar 2x indica-nos que estamos no modo sincronizado
  • Uma luz vermelha a piscar 3x indica-nos que estamos no modo semi-sincronizado

Cada modo é personalizável, o que significa que podemos escolher diferentes combinações e personalizar o nosso modo de comutação.

Artigos relacionados

Vitoria Bikes presente na XIV edição do Festival Bike em Santarém

A Vitoria Bikes vai estar presente na XIV edição do Festival Bike Portugal, que vai decorrer nos próximos dias 6, 7 e 8 de outubro em Santarém.

Descobre os melhores sistemas de suspensão do mundo

XC Full Suspension. A evolução do exigente Cross Country atual levou a que as eficazes rígidas ‘hardtail’ dessem lugar às novas suspensões totais de última geração.

LottoNL-Jumbo equipada com vestuário Shimano em 2017

Os ciclistas vão também ser equipados com a mais recente gama de sapatos da Shimano S-PHYRE, uma nova gama de alta performance que inclui o RC9 (estrada) sola carbono para competição.