Shimano | Sapatos Gravity e Pedais

Há mais de 25 Anos que a Shimano tem vindo a examinar  o calçado e o pé, para aprender exatamente o que os ciclistas necessitam. Apoio, aderência, estilos, combinação com pedais de plataforma ou de encaixe. Desta forma, conseguiram desenvolver sistemas de sapatos e pedal que se adaptam a todas as formas e condições de pedalar.

SAPATOS

O sapato de referência All-Mountain AM901 é desenvolvido para downhill e enduro. Com a parte superior do sapato redesenhada, foi reduzida a entrada de água, pois os materiais absorvem menos água. A adição de uma biqueira moldada garante mais protecção e o resguardo de protecção dos atacadores reduz a entrada de água e detritos, melhorando assim a ajustabilidade em todas as condições.

A sola ultra aderente, de alta tracção facilita o caminhar e melhora o contacto com o pedal. Foi feito um canal na sola, por trás da travessa, que garante um acesso mais rápido ao pedal, quando não está encaixado.

Com apenas 400gr (o número 42) este sapato adapta-se na perfeição aos pedais SAINT PD-M820.

Logo abaixo na gama, existe o AM701, um sapato com encaixe SPD. Ao contrário do AM901 não tem aperto rápido, nem resguardo de protecção. O AM701 tem uma rigidez de sola mediana.

A grande novidade para 2018 são os dois novos modelos para GRAVITY. O topo de gama GR900 partilha muitas das características do AM901. A grande diferença  surge com a sola mais simplificada. Além de se conseguir uma soberba aderência e melhoramento na caminhada graças à sola exterior Michelin, o GR900 é mais leve 35gr (para o número 42) comparativamente ao AM901. Para este novo sapato GRAVITY  um novo pedal Saint de plataforma PD-M828.

À semelhança do que acontece gama All-Mountain, existe o sapato GR700, sem proteção de atacadores. Este modelo tem uma versão dedicada a mulher.

Falk Schlienz, o especialista de sapatos da Shimano, diz que “Durante muitos anos temos mantido na nossas gamas sapatos sem encaixe SPD, mas temos vindo a descobrir que cada vez mais ciclistas procuram pedais de plataforma  para utilizar em trilhos mais complicados  ou para utilizar com e-bikes BTT. Assim decidimos trazer para a gama modelos de gravity, desenvolvidos em conjunto com  os nossos pedais de plataforma para melhorar e tornar mais natural a conexão entre o sapato e  pedal.”

PEDAIS

Prefere pedalar com sistema dinâmico SPD ou plataforma?

A Shimano adicionou à sua gama SAINT, um pedal de plataforma como opção.

Foram adicionados à gama de pedais três modelos de plataforma. Um pedal SAINT, um DEORE XT e um pedal sem série associada. Todos eles foram desenvolvidos para se adaptarem na perfeição aos sapatos de Gravity e All-Mountain.

Além do pedal atual SAINT PD-M820 de encaixe, está agora no mercado o seu compatriota, o PD-M828 leve e durável, uma plataforma côncava de 12 pinos ajustáveis para uma melhor aderência e suporte, e para uma utilização mais agressiva em Downhill e FreeRide.

O DEORE XT  PD-M8040 chega em dois tamanhos S-M (para utilização com sapatos a partir de 36-44) e M-L (sapatos 43-48) para uma perfeita adaptação ao piloto e ao terreno. Uma Plataforma de 10 pinos côncava para maior conforto e eficiência. Estes pedais são adequados para Enduro e Trilhos mais complexos. Peso 460gr e 503gr.

Finalmente, existe o pedal PD-GR500 desenvolvido a partir da forte reputação do seu antecessor (PD-MX80), um pedal  de plataforma durável de entrada de gama para Enduro. Os eixos em cromólio e rolamento selado garantem uma baixa manutenção. Está disponível nas cores prata e preto com 533gr.

Para mais informações, pode consultar AQUI

Artigos relacionados

SHIMANO MW7

A Shimano ampliou a sua gama de calçado para inverno com estes sapatos de alto rendimento com forro impermeável Gore-Tex de máximo conforto.

Coleção SAGAN

Ver as palavras “elegância” e “rebelião” juntas é pouco comum mas, Peter Sagan não é um ciclista comum e, por isso mesmo, estas são as caraterísticas que inspiraram a Coleção Sagan.

Mochila Lowepro DroneGuard BP 200

Quando captar as imagens se torna um grande desafio, nada melhor que optar pela Lowepro para assegurar uma melhor proteção do material de imagem em qualquer tipo de ambiente.