Seguro escolar inclui agora acidentes de bicicletas

Esta é uma das medidas apresentadas como incentivo à utilização da bicicleta, “um passo determinante para promover e dinamizar a mobilidade ativa”, como defende o Governo.

A portaria sobre o seguro escolar é publicada nesta segunda-feira em Diário da República, que já abrangia as deslocações para a escola feitas a pé e neste ano letivo vai incluir também as realizadas de bicicleta.

Os acidentes que ocorram nas deslocações entre casa e a escola feitas de bicicleta passam então a estar incluídos nos seguros dos alunos do ensino básico e do secundário, medida que se insere na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável.

O objetivo do Ministério da Educação é, até ao final do ano letivo, que 20 agrupamentos escolares ensinem os seus alunos a andar de bicicleta.

O projeto-piloto chama-se “DE sobre Rodas” e vai integrar iniciativa semelhantes já existentes em algumas escolas desde 2017.

Fonte: Rádio Renascença

Artigos relacionados

“Comboio” de bicicletas reconhecido pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o projeto que leva crianças à escola num “comboio” de bicicletas, como o exemplo português de promoção da atividade física.

Seixal vai ter aulas de bicicleta gratuitas até ao final de julho

O Seixal, na Margem Sul, vai ter aulas de bicicleta gratuitas para todos. O evento da IC Tour Adventure, um serviço de aluguer de bicicletas, vai estar a aberto a adultos e miúdos. A primeira sessão está marcada para 26 de mai e, a partir daí, acontece a cada dois domingos e até ao final do mês de julho.

Europa quer acabar com IVA nas Bicicletas

Com o intuito de promover mais o uso de bicicletas nas cidades, a Comissão Europeia prepara-se para eliminar a cobrança do IVA nestes veículos.