Onde posso estacionar a bicicleta? Já há uma ferramenta online que dá essa informação

A MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta lançou, no final do mês de maio, uma nova plataforma online, Cidade Ciclável, que divulga e dá visibilidade aos estacionamentos para bicicletas existentes.

Segundo o Motor24, a MUBi refere que “Um dos maiores obstáculos à utilização quotidiana da bicicleta na cidade prende-se com a falta de lugares adequados para deixar a bicicleta em segurança. Os ‘bicicletários’, como também são conhecidos os estacionamentos para bicicleta, devem oferecer conforto e segurança aos ciclistas, sendo em simultâneo uma opção económica para autoridades públicas locais promoverem esta forma de mobilidade saudável, ecológica e amiga das cidades. A existência de parqueamento para bicicletas suficientes e adequados nas paragens e interfaces de transportes públicos é fundamental para a intermodalidade destes dois modos. O aumento da acessibilidade em bicicleta acresce significativamente a área de abrangência dos transportes públicos. Vários estudos apontam para benefícios para a economia local, atração de clientes e aumento de vendas do comércio e serviços de proximidade, resultado da instalação estacionamentos para bicicletas”.

Esta ferramenta é gratuita e aberta, e vai permitir, às autarquias interessadas, um melhor e mais eficiente planeamento da instalação de novos bicicletários e avaliação do desempenho dos existentes, assim como a obtenção de um conhecimento mais aprofundado das necessidades e dos padrões de deslocação dos utilizadores de bicicleta. Em paralelo, a plataforma colaborativa contribui para a participação cívica na construção da cidade.

A ferramenta está disponível AQUI.

Pode usar esta ferramenta como uma app, de forma simples, segura e rápida em qualquer dispositivo (computador, tablet ou telemóvel).

Neste momento, há três equipas atentas à informação gerada em Aveiro, Lisboa e Setúba, contudo o mapa poderá ser usado para qualquer ponto do país.

Fonte: Motor24

Artigos relacionados

Viana a pedalar!

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai entregar 200 bicicletas para pôr a comunidade a pedalar, no âmbito de um projeto nacional em que a instituição é parceira.

Ciclista espanhol morre durante a Titan Desert

Fernando Civera, ciclista espanhol, morreu esta segunda-feira aos 46 anos, na sequência um ataque cardíaco sofrido no decurso da segunda etapa da Titan Desert.

Estes são alguns gadgets ciclistas para o novo ano

Na edição de janeiro da revista Bikes World, é possível encontrar 10 gadgets ciclistas para o novo ano, mas abrimos já o apetite e apresentamos dois deles.