Nova app E-Tube da Shimano permite personalização do DI2 através de tablet ou smartphone

Nova app E-Tube da Shimano permite personalização do DI2 através de tablet ou smartphone

Em 2016 a Shimano apresentou a sua aplicação para smarphone e tablet, compatível com componentes de montanha XTR e XT Di2. Agora, os utilizadores de sistemas Android podem ter acesso e descarregar a app, que é agora compatível com todos os componentes Di2, incluindo a última versão do Dura-Ace Di2 ( R9150).

Na estrada, os grupos Dura-Ace e Ultegra Di2 vêm com botões de controlo na manete de travão (electrónico + travão hidráulico electrónico + travão hidráulico mecânico) ou botões de controlo satélite para contra-relógio e triatlo. Adicionalmente, as manetes Dura-Ace Di2 oferecem ainda botões de controlo no topo do manípulo.

Componentes de montanha Di2 (XTR, XT e Shimano STEPS MTB) e urbanos (Shimano STEPS Cidade e Alfine) podem também utilizar estes manípulos de controlo remoto personalizáveis que o utilizador poderá conectar onde seja necessário.

Muito recentemente foi adicionada capacidade aos botões situados no topo do repousa-mãos no Dura-Ace Di2, que reprogramados servem como controlo remoto para terceiros equipamentos como, por exemplo, passar entre menus no ciclo-computador ou ligar e desligar as luzes. Esta funcionalidade de controlo de terceiros equipamentos também permite aos utilizadores ver facilmente as informações do seu sistema Di2, como o nível de bateria ou a mudança que está engrenada nesse momento. Todas estas funcionalidades podem ser programadas através da app ou do PC.

Alternativamente, através da app, os utilizadores podem trocar as funções dos botões. Por exemplo, no lado esquerdo podemos trocar todas as subidas da mudança e no lado direito todas as descidas numa montagem de 1×11. Os ciclistas de montanha têm também a opção através da app ou do PC de personalizar os botões de controlo para operar suspensões que sejam compatíveis com plataformas Di2.

Com esta aplicação, podemos também alterar e reajustar as características dos componentes instalados na bicicleta, como por exemplo a velocidade de comutação, alterar as opções de multi-shifting nas manetes e personalizar os mapas de comutação sincronizada.

O que é necessário para obter essas funcionalidades:

Para ser possível conectar à app ou a terceiros equipamentos, os utilizadores necessitam de ter instalados, no seu grupo Di2, a nova bateria interna (BT-DN110) na estrada, a nova unidade wireless da Shimano EW-WU111 e para bicicletas de montanha o visor SCM9051 ou SCMT800.

Artigos relacionados

Teaser Bikes World: Specialized Enduro Pro Carbon 29′

Apresentamos mais um teaser Bikes World com uma das melhores bikes de enduro do planeta: a Specialized Enduro Pro Carbon 29′.

1 em cada 5 crianças não usa capacete enquanto anda de bicicleta

Numa pesquisa feita pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu-se que 1 em cada 5 crianças não utiliza capacete enquanto anda de bicicleta, segundo informação relatada dos 1.330 pais de crianças dos 4 aos 13 anos que responderam a um questionário sobre a segurança dos filhos sob rodas.

Anna Plichta junta-se à equipa feminina da Trek

Anna Plichta corre, atualmente, em Boels-Dolmans. Contudo, a partir de 2019, irá juntar-se à equipa da Trek.