José Mendes é campeão nacional de fundo de ciclismo

O ciclista José Mendes sagrou-se campeão português de fundo, este domingo, nos campeonatos nacionais da modalidade, em Melgaço.

O corredor, que esta temporada representa a equipa do Sporting/Tavira, e que já tinha vencido este título em 2016, acabou por se revelar mais forte nos últimos metros do trajeto de 197 quilómetros, superando Ricardo Mestre e António Carvalho, que chegaram com dois segundos de atraso em relação ao corredor natural de Guimarães.

O novo campeão nacional disse à TSF que “É sempre uma corrida especial, e nunca se sabe o que vai acontecer. Na parte final, proporcionou-se estar na frente, e fui buscar todas as forças para o último quilometro e felizmente conseguir vencer. Foi uma prova bem disputada, muito dura, em grande velocidade e com adversários de qualidade. Tem sido um ano em que as coisas não estavam a sair tão bem, mas, com o aproximar dos campeonatos, fui-me sentido melhor. A prova do contrarrelógio não correu com queria, mas hoje foi a maior recompensa que podia ter, e que me dá muito ânimo”.

Na fase de aproximação à meta, Ricardo Mestre (W52-FC Porto) tentou surpreender e isolou-se, mas José Mendes não o perdeu de vista e nos últimos 50 metros ultrapassou o algarvio, que já não teve pernas para se defender, apesar do apoio de António Carvalho (W52/FC Porto), que também arrancou nos últimos metros, mas também não evitou o triunfo do ciclista que defende as cores do Sporting/Tavira.

Além José Mendes, que venceu o título na prova de fundo, em elites, José Gonçalves, na mesma categoria, sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio.

Nas vertentes sub-23 e feminino, João Almeida e Daniel Reis, respetivamente, estiveram em destaque ao fazerem a ‘dobradinha’, vencendo os títulos de fundo e contrarrelógio, nestes campeonatos nacionais de ciclismo que se realizaram em Melgaço.

Fonte: TSF

Artigos relacionados

Vagos | Nova fábrica de Bicicletas

Uma empresa de capitais portugueses e espanhóis vai investir cinco milhões de euros na construção de uma fábrica de montagem de bicicletas, em Vagos.

Trofa | Clubes e grupos de Cicloturismo, BTT e Ciclismo doam bicicletas à GNR

O Clube de Cicloturismo da Trofa doou duas bicicletas à Guarda Nacional Republicana (GNR) do Posto Territorial da Trofa.

Novidade: novo bidão porta-objetos Bontrager Storage

Já está disponível nas lojas Trek em preto e custa 11,99 euros.