Federação Portuguesa de Ciclismo distingue Casimiro Coelho Lima

A Federação Portuguesa de Ciclismo atribuiu o título de Sócio Honorário, a título póstumo, a Casimiro Coelho Lima, primeiro Presidente da Associação de Ciclismo do Minho e impulsionador da equipa de ciclismo da Coelima.

Segundo o Guimarães Digital, a deliberação da Assembleia Geral da FPC refere que “A equipa de ciclismo Coelima foi uma das principais estruturas do pelotão português entre 1969 e 1983, participando em todas as principais corridas do País e em algumas fora de fronteiras. Contribuiu para o desenvolvimento da modalidade, criando uma relação de proximidade entre milhares de pessoas e o ciclismo, atraindo adeptos, mas também praticantes, treinadores, comissários e demais agentes”.

Casimiro Coelho Lima foi o primeiro presidente e Sócio Honorário da Associação de Ciclismo do Minho e esteve também ligado ao Clube Industrial de Pevidém, tendo ainda sido Presidente do Vitória Sport Clube. Casimiro Coelho Lima impulsionou a secção do ciclismo da Coelima e envolveu-se afincadamente no nascimento da ACM. Aquando da realização da Volta a Portugal em Bicicleta de 1975, agudizaram-se alguns problemas da modalidade, e é nesse contexto que um grupo de amantes da modalidade – onde pontificava Casimiro Coelho Lima – avança para o apoio às equipas de ciclismo existentes, incentiva outras e lança as bases para a criação da Associação de Ciclismo do Minho. Naquele momento, porém, dificuldades burocráticas inviabilizaram a criação da associação, tendo-se por isso criado o Departamento de Ciclismo da Associação de Desportos de Braga, do qual Casimiro Coelho Lima foi Vice-Presidente. “Amanhã será, pela certa, a Associação de Ciclismo” – sentenciava-se na altura – e tal veio a acontecer no dia 12 de Outubro de 1977. Além da ligação ao Grupo Desportivo da Coelima, Casimiro Coelho Lima foi um dos principais impulsionadores da Associação de Ciclismo do Minho tendo iniciado a construção e ajudado a edificar muitos dos seus projetos.

Fonte: Guimarães Digital

Artigos relacionados

Maratona BTT Canha 2016 chega em dezembro

Canha, a mais antiga freguesia do concelho do Montijo, está a preparar-se para uma das maiores provas desportivas da região.

Verge Sport: a marca que cria roupa personalizada para Ciclismo de Estrada e não só

A Verge Sport é uma marca de referência a nível mundial em fabrico de roupa personalizada para várias modalidades como Ciclismo de Estrada e BTT, Pista, Atletismo, Triatlo, Ciclocrosse e Dirt (BMX, Enduro e Downhill).

Portugal organizará dois Europeus de Ciclismo em 2020

Portugal vai organizar dois Europeus de Ciclismo em 2020: o Campeonato Europeu de Maratona BTT e o Campeonato Europeu de Pista para sub-23 e juniores.