Empresa de Viseu vai enviar bicicletas para Moçambique

A empresa de bicicletas VeloConcept, em Viseu, a ACERT e uma organização não-governamental (ONG) de Moçambique juntaram-se para levar bicicletas para o país africano. O projeto solidário Smile Bike arrancou no ano passado e conta com a ajuda de 12 parceiros locais e nacionais.

Sem Título

Em outubro deste ano, serão entregues as bicicletas, o material de ciclismo e as ferramentas. A ideia está orçada em 40 mil euros.

Nelson Martins, da empresa promotora da iniciativa, explicou que 40 destes veículos vão ser oferecidos a cidadãos de Moçambique para uso urbano e 10 vão ajudar a criar uma pequena equipa de ciclistas que possa praticar ciclismo em conjunto naquele país. Estas bicicletas serão entregues a pessoas identificadas pela ONG que possam necessariamente usufrui-las.

Segundo o Jornal do Centro, Nelson Martins refere: “Como acontecia em Portugal há 25 ou 30 anos, as bicicletas em Moçambique são sinónimo muitas vezes de emprego. São 40 bicicletas mas, se conseguirmos fazer a diferença em 40 famílias, para nós já vai ser extremamente interessante”.

Este projeto Smile Bike, apadrinhado pelos ciclistas viseenses Tiago Ferreira e Nuno Bico e pela cantora e compositora Surma, também tem como objetivo trazer pessoas de Moçambique a Portugal para terem formação em mecânica de bicicletas. O projeto é 100% solidário e vai durar pelo menos até 2021.

Fonte: Jornal do Centro

Artigos relacionados

MAAT já tem um novo Viaduto para Peões e Bicicletas

Foi inaugurado um novo Viaduto para Peões e Bicicletas, entre o museu e o Largo Marquês de Angeja, em Belém.

Cycle-A-Wish by Night | Passeio de Bicicleta Noturno Solidário

A Fundação Make-A-Wish, que realiza desejos de crianças e jovens com doenças graves, está a organizar o seu próximo evento solidário: um passeio de bicicleta durante a noite, em Lisboa.

Seixal vai ter aulas de bicicleta gratuitas até ao final de julho

O Seixal, na Margem Sul, vai ter aulas de bicicleta gratuitas para todos. O evento da IC Tour Adventure, um serviço de aluguer de bicicletas, vai estar a aberto a adultos e miúdos. A primeira sessão está marcada para 26 de mai e, a partir daí, acontece a cada dois domingos e até ao final do mês de julho.