Se andar de bicicleta em Bolonha tem cerveja e gelados grátis

Bolonha (Itália) vai oferecer cerveja, gelados, bilhetes de cinema grátis, entre outros, a quem utilizar meios de transportes sustentáveis, como as bicicletas.

shutterstock_1204797730.jpg

Segundo o Volta ao Mundo, esta iniciativa, chamada Bella Mossa, visa reduzir a poluição e oferecer aos turistas e moradores um incentivo para caminhar, andar de bicicleta ou usar transportes públicos, em vez de andarem de carro.

Concebido pelo urbanista Marco Amodori, em 2017 este sistema, que registou um enorme sucesso no ano passado, será financiado pela União Europeia e pelo governo local desta cidade italiana.

Este programa estará em vigor durante 6 meses por ano e, para que possam participar, os utilizadores terão de descarregar a aplicação Better Points, para um dispositivo móvel, registar as viagens que fazem de bicicleta ou transportes públicos e, em seguida, trocar os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderirem ao projeto (mais de 100 empresas já se inscreveram no programa).

Os pontos são atribuídos de acordo com o número de viagens realizadas, que serão averiguadas através de um sistema de GPS.

Esta app também informa os utilizadores sobre a quantidade de dióxido de carbono economizada em cada trajeto.

Fonte: Volta ao Mundo

Artigos relacionados

Maratona BTT Canha 2016 chega em dezembro

Canha, a mais antiga freguesia do concelho do Montijo, está a preparar-se para uma das maiores provas desportivas da região.

Bicicletas de Bambu

E já há quem fabrique bicicletas em… Bambu! O Gana demonstra assim que os recursos naturais podem ser aproveitados de forma sustentável.

O primeiro teaser Bikes World com a Fatbike elétrica Cube Nutrail Hybrid 500

Curioso? Encontras tudo sobre ela no teste de 6 páginas na edição de janeiro da tua revista favorita de BTT.