81ª volta a Portugal em bicicleta | João Rodrigues é o grande vencedor

O português João Rodrigues (W52-FC Porto) conquistou a 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, ao vencer o contrarrelógio de 19,5 quilómetros da 10.ª e última etapa, que ligou Vila Nova de Gaia ao Porto.

Depois de ter partido para a última etapa atrás de Jóni Brandão, por centésimos de segundo, João Rodrigues foi o mais rápido no ‘crono’, em 27:31 minutos, menos 15 segundos do que António Carvalho (W52-FC Porto) e 27 do que o ciclista da Efapel.

Na geral, terminou com 27 segundos de avanço sobre Brandão e 1.08 minutos do que Veloso.

João Rodrigues sucede no historial da prova ao espanhol e companheiro de equipa Raul Alarcon, que falhou a Volta por lesão, três anos depois do mais recente português a vencer a prova, o também ‘dragão’ Rui Vinhas.

Foi no sul do país, por onde a Volta a Portugal pouco passou, que começou por se evidenciar, ao ser nono na Volta ao Algarve entre o pelotão WorldTour e vencer a Volta ao Alentejo com autoridade. Os bons resultados deixaram-no à porta de novo ‘brilharete’ na Volta, mas esperava-se, então, que fizesse parte da equipa que levaria Alarcón a um ‘tri’. O chefe de fila caiu no Grande Prémio Abimota e a ausência da prova abriu-lhe as portas.

Na Torre, na quarta etapa, brilhou, ao vencer à frente do colega de equipa mais experiente, numa vitória que já bastaria para o inscrever nas páginas de glória da Volta, e o segundo lugar manteve-se até ao fim.

Na nona etapa, na subida à Senhora da Graça, foi segundo e ganhou um segundo ao camisola amarela Jóni Brandão, colocando-se a 41 centésimos da liderança numa Volta disputada como nunca até ao fim.

No contrarrelógio, acabou por se mostrar mais forte que o rival e vencer, após uma prova em que os seus dois lados foram sendo revelados ao público e aos jornalistas, fruto da forma autêntica como reagia aos resultados.

Fonte: Diário do Minho

Artigos relacionados

Marco Vieira vence 44.ª Volta à Madeira em Bicicleta

Marco Vieira, atleta sub-23 da equipa Munícipio de Porto Moniz/CN Seixal/ Aleata-CC Farto, conquistou a 44.ª Volta à Madeira em Bicicleta.

Egan Bernal vence Volta à Suíça

O colombiano Egan Bernal (INEOS) venceu neste domingo a Volta à Suíça em bicicleta, tendo concluído a nona e última etapa em terceiro lugar, enquanto o português Rui Costa fechou a prova na 56.ª posição da geral.

Sporting-Tavira entra na época 2019 com discos!

Seguindo as tendências do World-Tour, o Sporting-Tavira é a primeira equipa em Portugal a competir com bicicletas com travões de disco!