28 out | 8º Raide BTT dos Santos

A 8ª edição do Raide BTT dos Santos, que se realizará no dia 28 de outubro, faz parte do programa da tradicional Feira dos Santos, em Alvito.

Alvito é pioneiro em eventos de BTT no Alentejo, e o local perfeito para a realização dos mesmos, com o seu castelo, os portais manuelinos, e os bons trilhos para BTT, ora circundando barragens, ora descobrindo, das zonas mais elevadas, largas paisagens a sul…

Os percursos do Raide serão renovados, com existência de single-tracks (cerca de 7 km), mas de forma a que todos possam participar:

– 25 Kms com guia para um passeio bem agradável;

– 40 Kms balizados para um confortável raide;

– 70 Kms também balizados para os mais “duros”…

Os percursos voltarão a revisitar alguns locais emblemáticos da região, como Água de Peixes, Pincarinho de São Vicente e Pedreiras em Viana do Alentejo, Vila Nova da Baronia, Porto Largo, Ribeira de Odivelas, Moinho d’ Azinheira, Sant’ Águeda e Alvito (não necessariamente por esta ordem). Será aqui, em Alvito, que se situarão a partida e a meta, no Largo das Alcaçarias (junto ao Rossio), onde estará instalado o secretariado e se fará o estacionamento das viaturas dos participantes.

Para os acompanhantes, há uma caminhada com cerca de hora e meia de duração, de modo a que possam, de seguida, assistir e aplaudir a chegada dos BTTISTAS à meta.

Para os mais pequenos, entre os 6 e os 12 anos, irá voltar a haver a Escolinha de BTT, onde poderão melhorar a sua técnica e participar numa animada competição final de destreza, dirigidos por técnicos da modalidade.

A organização disponibiliza  um local para pernoitar no Pavilhão Gimnodesportivo, na véspera, para que possam desfrutar, com calma do concelho.

Haverá reabastecimentos, lembranças e animação.

A entrega de prémios individuais e às melhores equipas ocorrerá logo após as competições, junto à Meta.

O almoço-convívio manterá a qualidade gastronómica da cozinha alentejana e será servido no refeitório do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito pela Escola Profissional de Alvito.

Vai haver um convidado/padrinho do Raide de BTT dos Santos, que será o grande ícone do ciclismo português, Marco Chagas.

A comissão organizadora do Raide de BTT dos Santos é constituída pela Câmara Municipal do Alvito, Juntas das Freguesias de Alvito e Vila Nova da Baronia, Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários de Alvito, Escola Profissional de Alvito, Agrupamento de Escolas do Concelho, Clube da Natureza, Grupo Desportivo e Cultural de Alvito, Grupo Desportivo Baronia, Associação Terras Dentro-Projeto ‘Cresce e Aparece’, e indivíduos em nome individual, tendo como objetivo a organização e dinamização do evento em causa.

Com o envolvimento de todos é possível levar a efeito este acontecimento, que envolve cerca de uma centena de pessoas voluntárias.

Para saber mais, veja AQUI.

Coloque na agenda! Dia 28 de outubro!

cartaz_raide btt dos santos18

 

Artigos relacionados

As 12 luvas de inverno com a melhor relação qualidade/preço

Proteção e precisão. O frio está a ficar mais forte e é momento de optar por uma proteção mais contundente nas tuas mãos se és dos valentes que saem com a bicicleta nesta época do ano.

Mais cooperação entre a UCI e Shimano para reforçar acções de ciclismo solidário

A Shimano Inc. fez uma doação de 50 Ultegra Di2 para o programa de ciclismo solidário da UCI, com o intuito de ajudar a providenciar mais treinos, em regiões do mundo que necessitem de mais apoio no ciclismo.

Ílhavo | Alunos reparam Bicicletas

Os alunos da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Ílhavo) reconstroem bicicletas antigas e reparam outras dos colegas.