2019 | ACM apresenta calendário de Ciclismo do Minho

A Associação de Ciclismo do Minho (ACM) promoverá, em 2019, mais de 45 provas das diversas vertentes de ciclismo. Além disso, há também atividades de “Ciclismo para Todos” (BTT e Ciclismo de Estrada).

7425f4e351f6fa07be5e52e53a193deb_w1000

Segundo o Guimarães Digital, este ano a ACM tem algumas novidades no calendário desportivo, nomeadamente, a organização dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada e de Cross Country Olímpico, de seis provas da Taça de Portugal (Ciclocrosse, Maratonas, Cross Country e de ciclismo de estrada), do Grande Prémio do Minho (juniores), um Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo, os Campeonatos do Minho de BTT (Cross Country, Down Hill e Maratonas), a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada, e os calendários de “Ciclismo para Todos” (cicloturismo – BTT e Estrada).

Melgaço irá acolher os Campeonatos Nacionais de Elites e Sub-23 e duas provas da Taça de Portugal (Ciclocrosse e XCM), entre outras atividades. Guimarães irá ter o Campeonato Nacional de XCM e Fafe as provas da Taça de Portugal de Ciclismo de Estrada.

A época desportiva arrancará no dia 20 de janeiro, em Melgaço, com a realização da última prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que também atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo. O calendário de ciclismo de estrada, para todos os escalões etários, arrancará a 2 de março, em Fafe, com um Prémio para o escalão de juniores, prova de Abertura – Zona A pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã.

Mais Datas e Provas…

17 de fevereiro – 10º Raid do Facho BTT / Maratona XCM, integrado no Campeonato do Minho BTT XCM, (Melgaço)

10 de março – Primeira prova da Taça de Portugal (Vila Franca)

17 de março – 4ª Maratona BTT Vila de Melgaço, pontuável para a Taça de Portugal,

24 de março – 8º BTT XCO (Paredes Coura)

7 de abril – Maratona Cidade de Braga. Competição de Down Hill. Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision – disputa do 18º BTT DHI Freguesia de Armil, (Fafe)

14 de abril – 16º BTT de Creixomil (Barcelos)

25 de abril – 17º Prémio ACR de Roriz pelos escalões de escolas, cadetes e juniores (Bracelos)

27 de abril – Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins – prova para a categoria de cadetes pontuável para a Taça de Portugal.

28 de abril – 22º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu

4 de maio – 17º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves (Taça de Portugal de Juniores)

5 de maio – 5º BTT XCO de Melgaço

12 de maio – Maratona Serra da Cabreira (Vieira do Minho). Prémio de Ciclismo de Barroselas (Escolas, cadetes e juniores)

26 de maio –  2º BTT DHI Capital do Móvel, (Paços de Ferreira). Encontro Regional de Escolas de Ciclismo / 22º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, que também integra a Taça de Portugal de Paraciclismo

1 de junho – 12º Troféu Carlos Carvalho, para os escalões de escolas, cadetes, juniores, elites amadoras e masters

2 de junho –  10º BTT DHI Penha, (Guimarães)

3 de junho – 3º BTT XCO Tesouros do Ave

9 de junho – 63º Circuito de Santo António de Amares

16 de junho – 1º Prémio de Ciclismo HM Motor para juniores, (Barcelos)

24 de junho – 11ª edição do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal – a grande festa do ciclismo de lazer do Minho – (Guimarães)

De 27 a 30 de junho – Campeonatos Nacionais de Elites e Sub 23 (Melgaço). No dia 27 serão disputadas as provas de contrarrelógio, no dia 29 as provas de fundo de Elites Femininas e Sub 23 e no dia 30 de junho a prova de fundo de elites masculinas.

De 29 a 30 de junho – 24 Horas BTT – Vila Nova de Famalicão

7 de julho – 4º BTT DHU (Paredes de Coura)

13 de julho – Prémio Festas da Cidade de Fafe, para a categoria de juniores

14 de julho – 34º Prémio Cidade de Barcelos para escolas, cadetes e juniores.

20 e 21 de julho – Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico no Centro de Ciclismo do Minho (Souto Santa Maria, Guimarães)

26 a 28 de julho – 31º Grande Prémio do Minho (Juniores)

10 de agosto – 18º Prémio de Ciclismo de Rendufe

15 de agosto – 44º Circuito de Santa Marta de Portuzelo

1 de setembro – 20º BTT DHI – ACRAP, (Arcos de Valdevez)

7 de setembro – Prémio “Fafe – Sala de Visitas do Minho” para os escalões de escolas e cadetes. Galo´s Urban Race – 3H BTT Resistência Noturna de Barcelos

14 de setembro – 3º Grande Prémio RS Bikes para cadetes e juniores. Berço Urban Race (Guimarães)

15 de setembro – 5º BTT DHI Moto Galos, (Barcelos)

29 de setembro – 21º BTT XCO – ACRAP

13 de outubro – 5ª Maratona BTT (Paredes de Coura)

A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2019 será realizada no dia 23 de novembro, em local a indicar.

Fonte: Guimarães Digital

Artigos relacionados

Itália | Há uma cidade onde os moradores são pagos para andarem de bicicleta

Bari, uma cidade no sul da Itália, decidiu incentivar os moradores a irem trabalhar de bicicleta. Como? Pagando 20 cêntimos por cada quilómetro no trajeto casa-trabalho.

As rígidas mais leves por menos de 2.000 euros

Se há já algum tempo que pensas comprar a tua primeira bicicleta com quadro de carbono sem entrar em grandes despesas, o dossier que apresentamos na edição de março da revista Bikes World poderá ser o teu melhor guia de compra.

‘World Bike Tour Lisboa’ espera quatro mil Cicloturistas

O ‘World Bike Tour’ (WBT) realiza-se no dia 5 de agosto e vai invadir a zona ribeirinha de Lisboa num passeio que pretende promover o uso da bicicleta através do convívio.