1 em cada 5 crianças não usa capacete enquanto anda de bicicleta

Numa pesquisa feita pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu-se que 1 em cada 5 crianças não utiliza capacete enquanto anda de bicicleta, segundo informação relatada dos 1.330 pais de crianças dos 4 aos 13 anos que responderam a um questionário sobre a segurança dos filhos sob rodas.

Os dados são da Pesquisa Nacional do Hospital Infantil CS Mott, ligado à Universidade de Michigan. 18% dos inquiridos responderam que o filho nunca usa capacete num passeio de bicicleta. O pediatra Gary Freed, que conduziu o estudo, alerta que os capacetes são vitais para a prevenção de ferimentos na cabeça, caso a criança caia ou até mesmo seja atingida por um outro veículo.

De acordo com um relatório publicado em 2017, com dados de 2015, pela Safe Kids Worldwide e pelo programa Make Safe Happen da Nationwide, ambos dos Estados Unidos, mais de 426 mil crianças (o equivalente a 50 crianças por hora — quase uma por minuto) foram levadas ao departamento de emergência devido a lesões relacionadas com o desporto. A pesquisa também analisou como as crianças reagiram a outras normas de segurança em relação ao uso de bicicleta, skate e scooters. A maioria dos pais (93%) disse que o filho dá o direito a passagem a outros. 82% disse que as crianças param a bicicleta nos sinais. No entanto, a maioria dos pais também reconheceu que os filhos não fazem sinais manuais ou andam de bicicleta pelas faixas de pedestres.

O relatório sugere assim que as famílias devem tomar mais precauções para garantir que as crianças estejam seguras, incluindo o uso de capacetes e a compreensão das normas de segurança nas ruas.

A maioria (73%) dos dos pais, cujos filhos andam de bicicleta, disseram que eles utilizavam mais os parques para (59%), mas apenas 11% usa as ciclovias. As crianças mais velhas (com idades entre 11 e 13 anos) são mais propensas a andarem na rua (com ou sem ciclovias), em comparação com crianças mais novas (com idades entre 4 e 10 anos).

Também foi observado que quanto menor a criança, maior é a preocupação dos pais em relação ao uso do capacete. Porém, nem todas as famílias aplicam uma regra rígida para o equipamento de segurança.

Fonte: Revista Crescer

 

Artigos relacionados

Trek lança o estilo de pintura personalizado John Degenkolb

A Trek Bicycle apresentou um esquema de pintura personalizado que realça a personalidade exclusiva do seu novo especialista em clássicas, John Degenkolb.

Seguro escolar inclui agora acidentes de bicicletas

Esta é uma das medidas apresentadas como incentivo à utilização da bicicleta, “um passo determinante para promover e dinamizar a mobilidade ativa”, como defende o Governo.

Bicicleta da Highwheels já chegou a Portugal

A bicicleta da Highwheels já chegou a Portugal, com o importador a ser a Motex Bikes. O tamanho da roda varia consoante a altura de quem estiver a pedalar.